História do Município

Na Região Sudoeste do Paraná circundado por cidades de épico conteúdo Histórico, O município de Honório Serpa também teve bravos conquistadores. De um deles, o povoado que se formou no então município de Mangueirinha, herdou seu nome e sobrenome. A família Serpa chegou aos campos de Palmas no fim do século XIX, por volta do ano 1896, fugindo da revolução Federalista nos pampas gaúchos.  Acompanhado dos filhos Honório e Ozório, Diógenes Serpa e Sua Esposa Eufrásia fizeram uma verdadeira Odisséia, fugindo da guerra, da Fome e da morte quase certa, vindo a pé da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul apenas com a mochila nas costas e o espírito desbravador atravessaram o Rio Chopim e chegando a propriedade do Pecuarista Paulo de Siqueira, se estabeleceram ali como agregados da Fazenda.

Em 1914, Honório se casou com uma filha adotiva de Siqueira, tornando-se assim capataz da fazenda. Em 1925 recebeu como herança Dois mil alqueires da fazenda, os quais mais tarde foram divididos entre os treze filhos de Honório e sua Esposa. Simpático as causas do tenentismo, que tinha em Luis Carlos Prestes seu líder, Honório fazia campanha política a cavalo. Assim quando em 1964 o povoado foi elevado à categoria de distrito, o nome de Honório Serpa foi escolhido para designar o distrito de mangueirinha e mais tarde em 1990 com a lei estadual 9184/1990, o novo município que se emancipava administrativamente, sendo instalado no ano de 1993.

As primeiras atividades econômicas dos primeiros moradores se concentravam além da Pecuária, na exploração da madeira, só a partir da década de 50 e que a agricultura começou a ser desenvolvida como atividade econômica.
Nos anos 80 houve um significante aumento da população, com a chegada dos agricultores que foram assentados pelo INCRA, que com seu trabalho no cultivo da terra, possibilitou que o então distrito, aos poucos desenvolve-se e assim fomentasse a emancipação a categoria de Município, o que ocorreu em 1990 com a instalação oficial em 1993.

Além dos Serpa, muitas famílias também doaram seu suor e Labor em prol da construção deste Município, entre elas constam nos registros Históricos as famílias Bufon, Brito, Madureira, Ozório, Santos, Ferreira, Eleutério entre outras.
Hoje em Honório Serpa, vivem cerca de 5.800 habitantes, os desafios de outrora foram aos poucos superados, novas dificuldades surgem com o advento dos novos tempos, o povo de Honório Serpa é batalhador, nossa população não tem medo de romper a barreira da historia e fazer juntos um Novo tempo, Uma Nova Historia.

Câmara Municipal de Honório Serpa
Avenida São Francisco, 487, CEP: 85548-000 - Honório Serpa - PR